terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estamos na Semana da Consciência Negra!


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção
do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia  são:  inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. 
Afrodescendentes com destaque mundial
 Tim Maia, cantor e compositor. Autor de músicas que marcaram época q eua te hoje fazem sucesso, como “Gostava tanto de Você” e  'Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar', famosa no mundo inteiro

 Pixinguinha, também conhecido como Grande Gênio da MPB, por ser autor de belíssimas músicas, como Carinhoso.
Trecho de Carinhoso:
Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de mim.
Como poderia esquecer do Cartola? Autor de várias músicas, entre elas Bate Outra Vez, a música mais famosa do samba brasileiro, conhecida por todos!
Bate outra vez
Bate outra vez...
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim...
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim...

Clara Nunes, cantora brasileira, foi a primeira do Brasil a vender mais de cem mil cópias de seus discos, que falavam muito sobre os negros. Entre suas criações estão as músicas Morena de Angola e Forças da Natureza.
 Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê foi autor de sucessos como Deixa eu te amar e Me leva
Martin Luther King,um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

2 comentários:

  1. Fontes consultadas: Wikipedia, Yahoo Respostas, O Pensador,Terra, Ig, Uol,A Magia da Poesia, Portal Afro.

    ResponderExcluir
  2. Essa semana a professora marcou um trabalho com cartaz muito bem feito falando sobre a Consciencia Negra, é isso aí. Todo mundo falando disso, hehehe

    ResponderExcluir