quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vírus que já afetaram as redes sociais

Os usuários da maioria das redes sociais são afetados por vírus, que pretendem interferir na conta da pessoa.
Vamos começar pelo Orkut.
Em setembro de 2010, mais de 180 mil contas foram atingidas por um vírus que enviava para a página de recados da pessoa um scrap que desejava "Bom sábado",  "Feliz Ano Novo", entre recados do gênero. O vírus mandava as mensagens maliciosas para todos da lista de amigos do atingido, e ainda o incluía em uma mensagem "Infectados pelo vírus do Orkut".
Outro vírus que marcou o Orkut foi o de deixar o perfil colorido, antes da invenção do Novo Orkut. Quem clicava no link de deixar o perfil colorido tinha a sua conta invadida.
Agora o Facebook, a rede social que mais cresce no Brasil também foi afetado por vírus.
IM Worm, o primeiro vírus do Face criado por brasileiros, se autopropaga e atinge serviços de mensagens instantâneas. Infectado, o usuário envia involuntariamente o link para os seus contatos. 
Links que prometem mostrar quem te bloqueou no Facebook (“Who blocked you from his friend list ?”) também eram comuns. Quando a pessoa clicava no "Mais Informações", o desenvolvedor do vírus ganhava dinheiro. 
Agora o mais recente vírus de Facebook é um vídeo de nome "You will hate Rihanna after watching this video". Se você clicasse no vídeo, enviaria para todos os seus amigos o link. Este vírus já foi removido pela equipe do Face.
Vou falar agora do Twitter.  O "virus do twitter" fazia com que o usuário, ao clicar no link malicioso, automaticamente repassasse o vírus para seus seguidores, o que fez com que rapidamente mais de 100 mil usuários fossem infectados.
O virus teve início com uma mensagem informando que o membro da banda Restart, Pelanza, havia sofrido um acidente. Algum tempo depois outras mensagens começaram a aparecer, como possíveis fotos da apresentadora do programa Pânico, Sabrina Sato, entre outras celebridades, nuas.

É preciso ficar esperto, há muitas pessoas mal intencionadas na web.  Não confie em frases como "Pode clicar, não tem vírus", "Veja o que eu fiz com suas fotos" e links pornográficos, que prometem fazer com que você ganhe dinheiro, ou descubra quem te bloqueou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário