quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hoje é Dia mundial do combate à AIDS!

Desde  1987, com apoio da Organização das Nações Unidas, o dia primeiro de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate à AIDS.
Nesse dia, em todo o mundo há campanhas de conscientização sobre DST. São Paulo recebe uma iluminação cor-de-rosa, são distribuídos preservativos e testes de HIV são feitos gratuitamente. Já no Rio de Janeiro, além de testes de HIV, há campanhas de conscientização sobre a doença.


Entre 1977 e 1978, ocorreram os primeiros casos da doença nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e classificados como aids no ano de 1982, quando  foram identificadas as formas de transmissão da doença (por relação sexual com uma pessoa infectada ou transfusão de sangue)
Durante muito tempo, falar sobre a doença era um tabu, pois por volta dos anos oitenta e noventa, as formas de tratamento não eram tão eficazes e conhecidas como hoje em dia, e muitas pessoas não sabiam ao certo como a doença era transmitida. Algumas pessoas acreditavam que apenas homossexuais adquiriam AIDS.
Cerca de 25 milhões de pessoas, inclusive famosos como Cazuza e Renato Russo, e o grande autor Caio Fernando Abreu morreram do vírus HIV, e cerca de 2,7 milhões adquirem a doença anualmente. 
Você sabia que um em cada três soropositivos da América Latina, um é brasileiro?
Previna-se! Use preservativos, não compartilhe seringas e agulhas com outras pessoas e verifique se o sangue recebido em hospitais não porta o vírus da Aids!

Nenhum comentário:

Postar um comentário