segunda-feira, 18 de julho de 2011

Manias

Todas as pessoas têm manias.Talvez seja por isso que ninguém é normal. Veja alguns nomes dados a manias:
ablutomania Ato de lavar-se com frequência
acribomania Mania por precisão, organização e exatidão
cacodemomania Mania em achar-se possuido por demônios
dacnomania Mania em morder-se ou morder as outras pessoas
fagomania Vontade insaciável de ingerir alimento; obsessão por comida
verbomania Compulsão por falar
Ok, as mania fazem parte do dia-a-dia, mas podem virar doença, o famoso TOC, ou transtorno obsessivo compulsivo, que costuma ter início na infância e adolescência e pode ser hereditário.

Obsessões são impulsos, imagens ou pensamentos chatos, constantes e insistentes que não têm a ver com a situação que está sendo vivida e acabam atrapalhando a pessoa, que reconhece que eles não têm fundamento, mas não consegue evitá-los.

Compulsões são ações repetidas muitas vezes com a finalidade de prevenir que alguma coisa ruim aconteça. Entre a compulsão e o que ela procura evitar pode ou não existir uma relação lógica. Lavar as mãos diversas vezes tem como finalidade impedir que haja contaminação, mas arrumar os bibelôs de forma simétrica pode estar ligado à prevenção de um acidente de carro, por exemplo. As compulsões começam com uma sensação de urgência e, depois de realizadas, não dão prazer, apenas alívio da ansiedade.


Mas é você quem deve tomar conta das suas manias, e não deixar as suas manias tomarem conta de você, chegando a atrapalhar seu cotidiano e outras atividades... se isso acontecer, o ideal é procurar ajuda médica.
Não deixe que suas manias tornem-se um problema!
Boa semana, gente!

Um comentário: